quinta-feira, julho 13, 2006

A postura ideal do professor que trabalha com PA

Li um material sobre Pedagogia de Projetos, de Maria Elisabette Brisola Brito Prado/ pesquisadora-colaboradora do Núcleo de Informática Aplicado à Educação NIED-UNICAMP, e após fazer algumas anotações e reflexões, detive-me em nosso papel ao trabalharmos com PA. Registrei minhas considerações para que juntos possamos trabalhar PA em nossas escolas.
O professor que trabalha com projetos de aprendizagem deve respeitar as diferenças de estilos e ritmos de trabalho de seus alunos.É importante que leve em consideração todo o pprocesso do projeto,bem como, desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada.
Aqui, nós professores, devemos ser parceiros e sujeitos de aprendizagem, respeitando a função e nível de desenvolvimento desses sujeitos.
Quando nos propormos a trabalharm os com PA, é primordial que passesmos a enxergar o sujeito,de fato como sujeito,isto é, levar em conta suas dúvidas, curiosidades e indagações e, a partir de seus conhecimentos prévios, seus valores, suas crenças, interesses e experiências.
O professor deve incitar o aluno a tomar consciência de suas dúvidas temporárias e certezas provisórias (Fagundes et al., 1999), ao mesmo tempo em que o ajuda a articular informações com conhecimentos anteriormente adquiridos e a gerenciar o seu desenvolvimento.
Devemos ser consultores, orientadores, mediadores e facilitadores. Quando alcançarmos essa postura e oportunizarmos um ambiente agradável, harmônico, seguro, respeitoso e lúdico, conseguiremos ter sucesso e eficácia no ensino.Assim teremos condições de trabalhar com qualidade e formar cidadãos críticos e ativos na sociedade.