segunda-feira, agosto 06, 2007

Aplicação de mapas conceituais em sala de aula


Para auxiliar a compreensão e a fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, preparamos o projeto Mapas conceituais para ajudar os seus alunos a organizarem seus estudos e se prepararem para as avaliações.

Os mapas conceituais podem ser utilizados como uma estratégia de estudo já que, inclusive na sua confecção, o aluno tem acesso ao conteúdo e pode administrá-lo da forma que achar mais coerente. Com as informações em mãos, ele deverá julgar o que é mais ou menos importante para a realização do trabalho, levando em consideração que tipo de conhecimento que se quer representar.

Semelhante aos diagramas, os mapas conceituais, ligam conceitos e descrições por meio de palavras-chave sobre um mesmo tema. São construídos constituindo uma forma hierárquica, ou seja, do mais abrangente conceito, seguido por um intermediário, até o mais restrito e é, sobretudo, uma poderosa ferramenta para diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.

Dê a chance de seus alunos entrarem em contato com um tipo de estudo diferenciado. Você vai ver como isso pode mudar a maneira que eles enxergam os estudos.

Confira a matéria AQUI.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home