sexta-feira, agosto 11, 2006

Mapas conceituais o que são?

Mapas conceituais
Sabendo-se que as Ciências Cognitivas têm como objeto de estudo os processos gerais que regem o tratamento da informação, a percepção, o armazenamento, a recuperação e a utilização da informação, bem como as formas como se organizam as representações das atividades no tratamento da informação, o trabalho com a construção de Mapas Conceituais pode ser um aliado capaz de conduzir à aprendizagem.
Diante das possibilidades de interação,criação,reflexão, etc., utilizar-se dessa ferramenta em nossa prática pedagógica é desenvolver nos aprendizes a capacidade de aprender acerca da aprendizagem humana, da natureza do conhecimento e das possibilidades de elaboração e produção colaborativa de conhecimentos, pois a percepção, o raciocínio, a aprendizagem, a linguagem, a comunicação, a organização conceitual e a ação finalizada, são aspectos que fazem parte dessa ciência.

O que ficou então? Mapas conceituais são...

# são ferramentas para organizar e representar o conhecimento;
# são utilizados como uma linguagem para descrição e comunicação de conceitos e seus relacionamentos;
# foram originalmente desenvolvidos para o suporte à aprendizagem significativa;
# são uma técnica muito flexível ;
# dependem de frases que são compostas através de uma pergunta relacionada a um determinado tema ou determinado assunto;
# jamais poderão ser avaliados pelos itens “certo” ou “errado”, mas sim pelo seu conteúdo;
# devem ser guiados, explicados pelo autor;
# podem ser utilizados como instrumento de avaliação da aprendizagem;
# são úteis ao estudante para fazer anotações, resolver problemas, planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios, preparar-se para avaliações, e, ainda, para identificar a integração dos tópicos;
# são auxiliares dos professores em diversas tarefas, tais como: no ensino de um novo assunto, no reforço da compreensão pelos alunos, para verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos, e avaliação;
# são bons instrumentos para avaliar o domínio das relações hierárquicas existentes entre os conceitos e proposições;
# motiva os alunos a criticar e questionar ao observar um mapa sobre um assunto específico e, conseqüentemente, adquirir confiança e domínio sobre o tema.