Wiki Síndrome de Down
Trabalhamos muito e realizamos uma bela pesquisa, pois o material é rico e foi elaborado com muita dedicação.
Esperamos ter atendido a altura, a solicitação das professoras Ana e Carla.
Boa leitura!!!
Este blog tem por finalidade discutir assuntos relacionados à informática educativa.
No Proa 07 escolhemos trabalhar a Síndrome de Down no módulo chamado DEFTEC, cujo nome sugere que a tecnologia pode potencializar as capacidades das pessoas em geral, e portanto, das pessoas com necessidades especiais.
Junto a mim,as colegas Sirlei, Sônia, Tânia, Berna e o colega Sílvio formam o grupo. A Berna utilizou o Bubbleshare para apresentar as lâminas de PowerPoint que fiz sobre algumas das inúmeras informações sobre o tema que escolhemos.
No fórum do nosso grupo os colegas contribuiram muito e eu estou encantada, por trabalhar com essa "turma".
Mesmo afastada por uma semana, assim que comuniquei o motivo da minha ausência, todos continuaram se empenhando na tarefa.
A colega Berna é muito criativa. Criou uma página no wiki e os demais acrescentaram maravilhas...está ficando muito bom nosso trabalho e eu estou hiper feliz por ter a oportunidade de trocar com colegas de tamanho gabarito.
Aproximadamente cinqüenta por cento de todas as crianças com a síndrome têm uma linha que cruza a palma das mãos (linha simiesca), e há, freqüentemente, um espaço aumentado entre o primeiro e segundo dedos do pé. Freqüentemente estas crianças apresentam má-formações congênitas maiores.
As principais são as do coração (30-40% em alguns estudos), especialmente canal atrioventricular, e as mal-formações do trato gastrointestinal, como estenose ou atresia do duodeno, imperfuração anal, e doença de Hirschsprung.
Alguns tipos de leucemia e a reação leucemóide têm incidência aumentada na síndrome de Down. Estimativas do risco relativo de leucemia têm variado de 10 a 20 vezes maior do que na população normal; em especial a leucemia megacariocítica aguda ocorre 200 a 400 vezes mais nas pessoas com síndrome de Down do que na população cromossomicamente normal. Reações leucemóides transitórias têm sido relatadas repetidamente no período neonatal.
Entre oitenta e noventa por cento das pessoas com síndrome de Down têm algum tipo de perda auditiva, geralmente do tipo de condução. Pacientes com síndrome de Down desenvolvem as características neuropatológicas da doença de Alzheimer em uma idade muito mais precoce do que indivíduos com Alzheimer e sem a trissomia do 21.
Citogenética
A maior parte dos indivíduos (95%) com trissomia do 21 tem três cópias livres do cromossomo 21; em aproximadamente 5% dos pacientes, uma cópia é translocada para outro cromossomo acrocêntrico, geralmente o 14, o 21 ou o 22. Em 2 a 4% dos casos com trissomia do 21 livre, há mosaicismo, isto é, uma linhagem de células com trissomia e uma linhagem de células normal na mesma pessoa.