segunda-feira, agosto 06, 2007

Traga para a Internet os Portfólios de Aprendizagem de seus Alunos

Navegando por alguns sites em busca de maiores informações sobre a Internet na Educação, encontrei neste site algumas riquezas. Li este texto e achei interessante compartilhá-lo com vocês.

Descubra as vantagens da era eletrônica
Por Brenda A. Dyck


Se eu tivesse que escolher um dia de aula que tenha esgotado totalmente minha paciência e energia, eu teria que dizer que foi o dia em que meus alunos organizaram seus portfolios de aprendizagem pessoais. Posso ainda ouvi-los:

"O que fazemos se não achamos nosso relatório sobre a China?"

"Não creio que a senhora tenha me devolvido a prova relativa à unidade 4 de Matemáticas, Professora"

"Posso ir até meu armário ver se minha história de suspense está lá?"

"Acho que estava ausente no dia que fizemos esse experimento!"

Esses jovens claramente não compartiam minha frenética motivação de reunir uma coletânea de trabalhos estudantis que pudessem servir como documento dos mais recentes vôos alcançados durante a aventura da aprendizagem. Posso ter tido a inspiração de juntar um histórico permanente do material estudado, mas para meus alunos simplesmente significava um bocado a mais de trabalho árduo. Em muitas oportunidades, cheguei a acreditar que estava açoitando um burro empacado… até que descobri os portfolios eletrônicos!

Os portfólios eletrônicos são coleções selecionadas de trabalho estudantil disponibilizadas através de uma página Web pessoal. Como estamos lidando com uma geração digital, não é surpresa para mim que este meio on-line capte o interesse dos estudantes de uma forma que a velha versão no disco rígido nunca capturou. Uma vez que comecei a implementar os portfolios eletrônicos até os alunos pouco inspirados começaram a pedir mais tempo para trabalharem em seus portfólios. Aparentemente, tem algo de sedutor saber que teu trabalho pode ser visto pelas pessoas em todo o mundo!

Vantagens Eletrônicas

Mesmo além de seu poder de motivação, os portfolios eletrônicos baseados na Internet oferecem inúmeras vantagens, se comparados com a contraparte, ou seja, as pastas de papel:

• Não se perdem ou extraviam.

• São fáceis de acessar desde qualquer lugar.

• São uma forma de armazenagem de baixo custo para o material de ensino em uma variedade de formas, incluindo áudio, vídeo, gráficos e textos.

• Conectam os estudantes a uma base de dados de um grupo maior de pessoas.

• São fáceis de atualizar e otimizar durante vários períodos letivos.

• Através de hiperlinks, oferecem uma forma pouco complicada de aprender através de consultas e comparações entre trabalhos do mesmo grupo.