terça-feira, agosto 29, 2006

Diferenças e Similaridades entre PP e PA


Depois do sufoco que passei para entrar n wiki do Proa 06, só olhando para um cenário assim para relaxar. Valeu a pena, eu sei, mas me apavorei porque passei a tarde envolvida e não tinha jeito de conseguir...agora (22h e 33min), finalmente acabei.Ufa!!!!
Dêem uma olhadinha em minha tarefa!!!

Diferenças e Similaridades entre Projetos de Pesquisa e Aprendizagem
Marie Jane Soares Carvalho e Leonardo Sartori Porto

"A curiosidade é a voz do corpo fascinado com o mundo. A curiosidade quer aprender o mundo. A curiosidade jamais tem preguiça! Por amor às crianças - e ao corpo - não seria possível pensar que o nosso dever primeiro seria satisfazer essa curiosidade original, que faz com que a aprendizagem do mundo seja um prazer? (...) O fato é que existe um descompasso inevitável entre os programas escolares e a curiosidade. " (Rubem Alves, Fomos Maus Alunos, Ed. Papirus)

Projeto Aprendizagem envolve:

*interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas.
*os conhecimentos cotidianos emergem como um todo unitário da própria situação em estudo, portanto sem fragmentação disciplinar, e são direcionados por uma motivação intrínseca.
*cabe ao professor provocar a tomada de consciência sobre os conceitos implícitos nos projetos e sua respectiva formalização, mas é preciso empregar o bom-senso para fazer as intervenções no momento apropriado.
Trabalhar com projetos significa lidar com ambigüidades, soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori e emergentes no processo. O plano é a espinha dorsal das ações e vai se completando durante a execução na qual evidencia-se uma atividade que rompe com as barreiras disciplinares, torna permeável as suas fronteiras e caminha em direção a uma postura interdisciplinar para compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoal, grupal e global.O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação, que propicia a superação de dicotomias estabelecidas pelo paradigma dominante da ciência e as inter-relaciona em uma totalidade provisória perpassada pelas noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania, que caracteriza o paradigma educacional emergente.O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem, cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento.As questões de investigação são formuladas pelos sujeitos do conhecimento levando em conta suas dúvidas, curiosidades e indagações e, a partir de seus conhecimentos prévios, valores, crenças, interesses e experiências, interagem com os objetos de conhecimento, definem os caminhos a seguir em suas explorações, descobertas e apropriação de novos conhecimentos.Cabe ao professor incitar o aluno a tomar consciência de suas dúvidas temporárias e certezas provisórias (Fagundes et al., 1999), ao mesmo tempo em que o a palavra design representa um projeto que engloba desde a concepção e criação segundo determinado estilo até a sua reprodução.O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno. A criação de um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade, encoraja o aluno a reconhecer os seus conflitos e a descobrir a potencialidade de aprender a partir dos próprios erros.A partir de uma mudança pessoal e profissional é que se começa a refletir sobre a mudança da escola para uma escola que incentive a imaginação criativa, favoreça a iniciativa, a espontaneidade, o questionamento e a inventividade, promova e vivencie a cooperação, o diálogo, a partilha e a solidariedade.Mas, para transformar o sistema educacional é preciso que essa reciprocidade extrapole os limites da sala de aula e envolva todos que constituem a comunidade escolar: dirigentes, funcionários administrativos, pais, alunos, professores e a comunidade na qual a escola encontra-se inserida.

Projeto de Pesquisa:

*também parte do pesquisador, mas é voltado a resolução de questões de ordem social;
*deve satisfazer não apenas o pesquisador, mas a situação que gerou a indagação contribuindo com a sociedade;
*o pesquisador deve decidir qual o melhor método para encaminhar sua pesquisa;
*exige perguntas, curiosidades, utilização de experiências da vida;
*exige argumentação e contra-argumentação consigo mesmo;análise, estudo, leituras registros, coleta de dados e muita análise.

PA levam ao PP, ou seja, o trabalho com PA auxilia no desenvolvimento do pensamento;na questão da aprendizagem, sendo assim no futuro os alunos terão condições de trabalhar com PP o qual visa a busca de respostas a um determinado questionamento,uma vez que participaram de experiências, sanaram curiosidades e sistematizaram idéias. Serão artesãos intelectuais, conforme Wright Mills.

2 Comments:

Blogger Lis@ Beutler said...

Olá colega!
Conseguiste descobrir qual a senha? Eu ainda não. Recebi email do Dario, mas nem a nova senha dá certo. Continuo esperando.
Abraços

quarta-feira, agosto 30, 2006  
Blogger Beatriz said...

Oi Silvana, parece mentira que não sobra tempo p/ olhar os blogs dos colegas e participar mais ativamente.Eu me preocupo com a chegada do final do ano letivo e a correria que é...Mas, o curso está sendo um grande aprendizado p/ todos nós. Beijo, Bia

sexta-feira, setembro 01, 2006  

Postar um comentário

<< Home