quarta-feira, setembro 13, 2006

Compreendendo a educação




Para entendermos o que é educação é preciso entender o homem. É pelo avanço atual das ciências e da filosofia que temos a clara noção de que o homem é uma totalidade, ou seja, que não pode mais pensar em uma dualidade corpo/alma, que só existe homem enquanto existe todo o homem.
O que isso significa então? Isso significa que as dimensões biológicas, psicológicas, social e espiritual são constitutivas do ser humano e interdependente entre si.A educação está relacionada a todas essas dimensões; é eminentemente social.Quanto mais complexa for a organização da sociedade, mais complexo será também o contexto educacional. Parece-nos estranho, mas é exatamente o que ocorre em nossa sociedade, quando uns têm acesso à escola e à educação formal e outros não; quando a uns é dado o direito de cursar até o ensino médio ou a universidade e a outros isso não é possível.
Atrevo-me a dizer que toda sociedade humana depende da educação, assim como a educação depende de todas as dimensões do ser humano.
Lembro, diariamente, da leitura que fiz sobre a Epistemologia Genética de Jean Piaget o qual objetivava abrir caminhos onde todas as ciências pudessem se "cruzar" e discutir, através desta teoria, como se dá o conhecimento nessas diversas áreas. Assim, os professores não vão se basear no construtivismo apenas para alfabetizar seus alunos, mas o utilizarão para trabalhar com matemática, história, geografia, ciências, etc., em qualquer série e nível.
Quando refiro-me ao construtivismo, é porque este não é mera receita para se dar aulas; ele é uma teoria científica que explica o processo do conhecimento do ser humano, seja ele criança, adolescente ou adulto. O construtivismo objetiva desvendar o modo de pensar do ser humano em cada etapa de sua vida.
Creio que somente uma educação em bases científicas poderá contribuir para que se rompa com a escola discriminatória; com a escola fábrica; com a educação bancária, para servir a causa dos que foram deixados à margem dos benefícios sociais.