terça-feira, setembro 26, 2006

Que escola é essa?


Para refletir!!!!

Um educador é uma pessoa que, desejando uma campina, se põe a chamar as ovelhas. Na falta da flauta, ele fala, e com sua fala desenha os mundos que ele ama.Um educador é um criador de mundos.
O seu desejo é ser um deus, ele poderia criar, sozinho, o seu paraíso. Bastaria dizer a palavra mágica, e a árvore com balanços e crianças apareceria. Não sendo deus – tendo apenas o “sonho” dos deuses, sem ter o seu “ poder” – resta-lhe sair pelo mundo falando o seus sonhos.
O educador é uma bola de sementes, palavras onde se encontra o sonho que ele deseja plantar. Educador, bola de sementes: uma espécie em extinção.
O que prolifera são os professores especialistas em ensinar pedaços e fragmentos. Cada matéria é um fragmento. A serviço da ciência, não lhe resta outra alternativa, porque somente pedaços e fragmentos podem ser tratados com objetividade científica. Mas as árvores, os balanços e as crianças não moram num lugar onde os cientistas pesquisam e os professores ensinam. Cientistas e professores moram no espaço do conhecimento – o que é muito bom e necessário: para se plantar uma árvore e fazer um balanço é preciso conhecimento. Mas o conhecimento, sozinho, não faz ninguém “ desejar” plantar uma árvore e fazer um balanço. Para isso, é preciso amor. Mundos a serem criados, antes de existirem como realidade, existem como fantasia de amor.
Rubem Alves – Concerto para o corpo e a alma