terça-feira, setembro 19, 2006

Atvividade 05 do Proa 02


Ao realizar a atividade 05 do Proa 02 senti necessidade, de mais uma vez ler sobre o trabalho com mapas conceituais.
Dentre algumas leituras realizadas, a que mais chamou-me a atenção foi esta, a qual faço referência, linkando ao título desta postagem o endereço...neste material os exemplos de mapas conceituais são voltados extamente para o que deve constar no mapa.
Fiz comentários em todos os grupos; observei todos os mapas, mas como também estou aprendendo, resolvi sugerir e fazer mais leituras sobre o assunto.
Grande parte dos mapas apresentam verbos indevidos, se assim posso chamar, bem como a ausência de inter-relacões entre os nós e links.
Sabemos que não é tarefa fácil, mas acredito que com embasamento teórico amplo, re-construção e intervenção, sua apresentação será gradativamente satisfatória.

2 Comments:

Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Silvana, vim visitar teu blog. Temos algo em comum, gostar de usar os recursos. Adorei.
No fórum do PROA 4, há uma mensagem tua para mim, que escreveste há quase um mês e só agora vi. Desculpe-me por não tê-la respondida logo.
---------------------------------
Cara Teresinha, esse"voltar" para que o aluno se apropriasse das relações que não interiorizou, portanto não aprendeu, é ATITUDE DE MESTRE. Sabemos qyue o sucesso do aprendizado está em voltar e rever conceitos, teorias, metodologias e que precisamos fazer isso sempre que for necessário, mas isso exige dos educadores: PERCEPÇÃO.

Parafraseando Piaget:"As pesquisas em Psicologia Genética comprovam que se um sujeito está se desenvolvendo está podendo aprender.Se o desenvolvimento está bloqueado surgem os problemas de aprendizagem.A prioridade em educação será~, então, oferecer as melhores condições que favoreçam o processo de desenvolvimento.(...)"

A intervenção do educador tende a estar voltada para o aluno, afim de saber como este está aprendendo, pensando, que sistemas de significação está usando e com que sistemas lógicos operando.

Silvana -RS
--------------------------------
Tu escreveste essa mensagem a quase um mês, desculpe-me não ter respondido antes, não tinha lido. Obrigada, tendo lido muito e estou aprendendo bastante também. Há 3 anos não estou mais lecionando,(para alunos em sala de aula). Esse ano iniciei no NTE, aqui também precisamos saber como um aluno aprende, naturalmente. Fiz matemática, na época da faculdade não tive um contato mais profundo com elas.(teorias). Estou feliz agora por estar apredendo e já consigo distinguir entre, empirismo, apriorismo e construtivismo.
Então, estou aprendendo com tua ajuda tb.
bsj
Bernardete

quarta-feira, setembro 20, 2006  
Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Silvana, vim visitar teu blog. Temos algo em comum, gostamos de utilizar os recursos. Adoro.
Também vim desculpar-me contigo , no fórum do PROA4 "Problematizando Aprendizagem" tu me escreveu e não vi. Só vi agora, te respondi.
Tenho aprendido bastante com tuas contribuições.
Um abraço
Bernardete

quarta-feira, setembro 20, 2006  

Postar um comentário

<< Home