segunda-feira, novembro 06, 2006

Auto-avaliação/ Atividade 01- Proa 10

O valor da avaliação encontra-se no fato do aluno poder tomar conhecimento de seus avanços e dificuldades. Cabe ao professor desafia-lo a superar as dificuldades e continuar progredindo na construção dos conhecimentos. (Luckesi, 1999)
De maneira implícita ou explícita, sempre realizamos algum tipo de avaliação, ou mais precisamente, algum julgamento de valor sobre um projeto, seja ele qual for. A partir de tal julgamento, tomamos decisões a respeito de sua continuidade, modificações, ou mesmo sobre sua extinção. Penso que avaliar deva servir para cada vez mais permitir a cada um aprender. Trabalhar com avaliação é importante, no sentido de que a entendamos vinculada a uma prática educacional necessária para que se saiba como se está, enquanto aluno, professor e Instituição.
O trabalho com Projeto de Aprendizagem, por envolver a interação, permite-nos que constatemos se conseguimos avançar e como se vai vencer o que não foi superado.
Avaliando o trabalho com PA (início), percebia o grupo envolvido, curioso, engajado, atento, mas com o passar dos dias, as solicitações para a realização de novas tarefas, demais afazeres, etc., houve pouca interação, engajamento, trocas, cooperação. Navego pelas páginas de meus colegas e observo alguns grupos “unificados”, “falando a mesma língua”, “no mesmo rítmo”, mas avaliando o meu grupo não o vejo assim.
Tenho realizado todas as tarefas dentro dos prazos estabelecidos valendo-me de muita dedicação, interesse e comprometimento. Sou extremamente comprometida com o que faço , por isso organizo-me em relação ao tempo e valho-me dele sem problemas. Em relação aos assuntos abordados nos Proas, realizo as leituras, faço meus registros, busco novas leituras sobre eles e esmero-me ao máximo para, de fato, compreender, e não apenas ver. Navego pela rede afim de sanar as dúvidas surgidas e aprimorar as certezas obtidas.
Minha participação nos fóruns é ativa...sinto que cresci muito com as trocas feitas até aqui. Algumas colegas despertaram-me grande simpatia, mesmo que virtualmente, pela riqueza de suas contribuições, bem como o trabalho que realizam e trocam comigo. De fato a interação acontece nos fóruns, os quais eu adoro participar e analizar o que lá é postado pelos colegas.
Sobre o assunto que escolhi abordar no PA, “Como fazer uma boa pesquisa na Internet?”, pesquisei sobre um dos autores que, para mim, é o que mais informações ofereceu-me sobre o assunto (José Manuel Moran) e também por admirá-lo quanto a sua proposta pedagógica. É um grande mestre!!! Sanei minhas dúvidas e aprimorei as certezas existentes. Tenho lido diariamente, o que já não fazia com tanta freqüência, e percebo meu crescimento intelectual uma vez que quanto mais leio mais vontade de ler eu tenho.
O trabalho com Blog, Cmap e páginas no Wiki, sem dúvida, são os mais enriquecedores (para mim), pois exigem a produção constante, a compreensão, a autoria, e acima de tudo oportunizam puramente a aquisição da autonomia e a interação. Refiro-me a aquisição porque embora todos sejamos capazes, muitos colegas não reconheciam o potencial que estava latente, apenas necessitado de oportunidade, liberdade de expressão e reconhecimento, afinal, pela apresentação feita no presencial, a grande maioria é fruto de uma educação bancária; sabiam responder, mas muito pouco perguntar; davam respostas, mas não sabiam fazer perguntas.
Em relação ao trabalho com mapas conceituais aprendi a construí-los, salvá-los como gif, inserí-los no Blog, no Wiki; exploro-os e edito-os com facilidade; aprendi que é uma ferramenta inovadora para o professor que trabalha PA e deseja que a interação seja o norte de sua proposta pedagógica; oportuniza o desenvolvimento do raciocínio, da autonomia e da cooperação; permite rever conceitos, interagir com o outro, aprimorar conhecimentos, bem como valorizar a participação individual e coletiva.
As leituras sugeridas na biblioteca são riquíssimas, algumas instigaram-me a relê-las devido a pouca abstração, falta de domínio do assunto, bem como o interesse despertado por elas. Senti-me instigada a conhecer, a saber, a trocar, a compartilhar esses novos conhecimentos. São textos interessantes, indispensáveis para realizarmos as tarefas, aderirmos a prática interativa, inclusiva e autônoma.Para realizar as tarefas no wiki, sinto que tenho muito ainda a aprender sobre a linguagem de HTML. Imprimi um livro e estou lendo-o. Ainda é muito difícil realizar as tarefas sem a companhia deste manual, mas para agilizar o processo entro na minha página e exercito bastante para, futuramente, ter segurança e aplicá-la com facilidade e criatividade.
Estou adorando o curso e realizo-me com as propostas solicitadas. Os professores são atenciosos, interacionistas, bem como os colegas.